segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Tutorial Flash - Porque usar o Flash

O que é o Flash e quando você deve usá-lo?

A tecnologia Flash é frequentemente usada para criar web sites, animações, banner´s, em resumo, para acrescentar "mais vida" nas páginas dos sites na internet. Flash é um programa tão flexível e completo que pode ser usado também em CD-ROMs e até mesmo na TV, podendo criar praticamente qualquer técnica de animação gráfica que você puder imaginar.

O Flash também é comumente usado para criar interfaces ou programas baseados em animações com gráficos vetoriais e navegação com tela-cheia, gráficos e ilustrações com interatividade mantendo a qualidade da imagem.

O fato do Flash trabalhar com gráficos vetoriais permite que seja redimensionado sem perder a qualidade da imagem, mantendo o tamanho do arquivo pequeno o suficiente para ser recebido por um modem comum.

Embora os arquivos em Flash com imagens vetoriais sejam arquivos compactos quando são publicado, o Flash ainda pode produzir alguns incômodos para os visitantes do seu Web site. Certifique-se de que você não está fazendo os visitantes terem que esperar muito tempo para carregar o seu site ou arquivo em Flash.
Normalmente a orientação é que você deve usar o Flash somente quando ele não está violando dois pricipios básicos:

  1. os arquivos em Flash precisam ter carregamento rápido.
  2. os recursos ou ferramentas que está utilizando são de fácil compreensão e utilização.

Como funciona o Flash

Se você pegar uma imagem com formato de arquivo bitmap (.bmp ou .BMP - mapa de bits) e ampliar o máximo possível verá que a imagem é constituida por pontos minúsculos diferenciados por suas cores. Estes pontos minúsculos são chamados de pixel, e a união de cada pixel compõem a descrição visual da imagem. Essencialmente, esta é a maneira como o computador pode exibir imagens no formato bitmaps, jpg, fotografias e etc..

O Flash trabalha com imagem vetorial, que é um tipo de imagem gerada a partir de descrições matemáticas, que compôem formas geométricas e objetos da imagem. Uma imagem vetorial utiliza vetores matemáticos para fazer a descrição de textos, curvas, polígonos, elipses e outros elementos que juntos formam a imagem.

Formatos e suporte

Além de um motor de renderização vetorial, o Flash Player inclui uma máquina virtual chamada de ActionScript Virtual Machine (AVM) para a criação de scripts com interatividade em tempo de execução, suporte para vídeo, áudio no formato mp3, e gráficos bitmap. O Flash ainda usa outros formatos de arquivos para finalidades específicas, e que no momento não é o caso de comentá-los agora.